-
Arquitetos: André Piva Arquitetura, SuperLimão
- Área: 60 m²
- Ano: 2016
-
Fotografias: Anna Fischer, Maíra Acayaba
-
Fabricantes: Dettaglio, Ldarti, Lurca
Descrição enviada pela equipe de projeto. Localizado numa das esquinas mais clássicas da boemia carioca dos anos 70 nasce o Riba, este bar pequeno em tamanho e rico em detalhes. Livre de fechamentos e com um piso cimentado único da calçada ate o balcão, faz com que o bar se aproprie da esquina e que a calçada se aproprie do bar. As paredes descascadas revelam a estrutura do prédio com seu pórtico do concreto, enquadrando e valorizando o coração do Riba: a cozinha e balcão.
Contrapondo com a rusticidade e sobriedade do concreto, as paredes e balcão foram revestidos com o mais tradicional revestimento dos pés sujos cariocas, o azulejo. Para esta tarefa foi chamada a Lurca, que mapeou todos os planos de forma a criar um grande painel horizontal, que percorre todo o bar como uma grande pincelada de cor valorizando ainda mais a esquina. Nos banheiros não há limites entre parede, teto, portas. Os azulejos invadem todo o espaço, que valorizados por um jogo de luzes e espelhos tornam a visita em uma verdadeira viajem.
O balcão propositalmente colocado na esquina e com sua grande janela de vidro possui o sistema mais moderno de refrigeração, garantindo que os chopps artesanais sejam servidos sempre na temperatura ideal.
Todo o mobiliário foi desenhado para valorizar o bate papo com amigos, com uma grande variedade de mesas, balcões e bancos. Detalhe para os bancos externos que assim como o bicicletário cumprem dupla função, virando o fechamento do bar a noite.
Seja para reunir os amigos, filosofar sobre a vida, no pós-praia de domingo ou para comentar sobre o jogo de ontem, o Riba começa com ares de um lugar que sempre esteve ali e onde a gente sempre quer estar.